Ritmos
Aksak
Aksak
Descrição
De origem turca, o termo que nomeia este ritmo indica também um padrão próprio de músicas da região do Afeganistão, Irã, Bálcãs e Turquia. É comum ser usado em músicas de um tipo de dança do povo Laz, da região do Mar Negro.
Características
Estamos falando de um ritmo longo, cheio de pausas e paradinhas bruscas, que passam a sensação de uma vacilação. Caracteriza-se por juntar compassos com divisões ternárias ou binárias, usados no século XX na música ocidental por compositores modernos, como Stravinsky e Bela Bartók. Esta composição também é comum em músicas da Andaluzia.
Composição
Ritmo de compasso 16/4, possui uma forma gráfica extensa e pode ter pausas longas ou curtas, dependendo da região em que é tocado.
DDDTKTD SSDTKT D TK DDDTKTDSSDTKT DTK
São chamados de aksak os ritmos com padrão 3+2+2; 3+2+2+3+2.
Como treinar
A dica é a mesma de sempre. Ouça muitas músicas e CDs de ritmos. Depois que acostumar com o som, pegue os snjus. Marque os DUMs com as duas mãos ou apenas com a mão direita. Os TAs reserve também para esta mão, enquanto os KAs ficam na esquerda. Se preferir, inversa todo o processo, caso seja canhota.
Beijinhos
Azhart
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O ayub
A origem do ritmo Ayub, ou Ayubi, é incerta. Alguns dizem que é nome de uma rádio no Egito, outros falam que seu som acelerado simboliza o andar dos cavalos. Mas o que sabemos de verdade é que ele é tocado da Turquia ao Egito e que embala muitas músicas ouvidas por aqui. Acredita-se que no Brasil ganhou fama com a música Azez Aleya, de Tony Mouzayek, trilha da novela global “O clone” (2001)
Composição
É um ritmo de compasso 2/4, formado apenas por um KA e um DUM.
A frase completa fica assim:
DUM KA DUM KA DUM
Características
O ritmo pode ser acompanhado com voz, de forma rápida em músicas folclóricas, suave em clássicas ou bem lentas durante o zaar, estilo que em breve será tema aqui no Cadernos de Dança.
Passos
Existe um passo que também chama ayub. Com uma perna levemente na frente da outra, você transfere o peso para trás e neste momento faz uma batida com o quadril. Você pode fazer isso andando ou no lugar, brincando com deslocamento de pescoço e com movimentos de mãos e cabeça. Muitas bailarinas fazem esses movimentos ora para esquerda, ora para a direita. É comum encontrar este ritmo em derbakes, introdução de músicas e, às vezes, até no meio da música, o que dá uma certa graça e alegria à coreografia. Aqui vale muita criatividade já que o ritmo é simples.
Como treinar
Este é fácil. Uma mão é o DUM e a outra é o KA. Toque uma de cada vez.
DUM KA DUM KA DUM….
Assista ao pequeno vídeo com derbakistas tocando o Ayubi.
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Baladi14
JU
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Zeibek
Apesar de ter a mesma origem, o ritmo Zeibek é muito diferente do Karsilama. O Zeibek é usado pelos gregos e uma dança chamada Ziembeikiko, tradicional da Grécia e comumente apresentada por um homem dançando com um copo na mão simbolizando a dança do bêbado.
Esta dança também era conhecida como a dança do sofrimento da guerra, mas com o passar dos anos este sofrimento passou para o amor.
Características
É um ritmo mais lento que soa duas vezes como um ritmo básico, o maksoumpor exemplo, de quatro tempos somados mais um tempo.
É um ritmo mais lento que soa duas vezes como um ritmo básico, o maksoumpor exemplo, de quatro tempos somados mais um tempo.
Composição
Composto por 9/4, ele aparece agrupado como 4+4+1.
DUM TA_TA DUM TA DUM TA_ TA DUM TA TA
Este último TA, dá aquela batida extra que torna este ritmo tão singular.
Como treinar
Com seus snujs, bata o dum com uma das mãos e o ta com a outra. Não esqueça que o símbolo “_” representa um pausa deste ritmo.
Com seus snujs, bata o dum com uma das mãos e o ta com a outra. Não esqueça que o símbolo “_” representa um pausa deste ritmo.
Dica de passos
Sequências de impacto costumam ser usadas ao dançar este ritmo ainda mais que a marcação final é dorte. Você pode brincar com deslocamentos ou marcações totais, parciais e até unitárias.
Sequências de impacto costumam ser usadas ao dançar este ritmo ainda mais que a marcação final é dorte. Você pode brincar com deslocamentos ou marcações totais, parciais e até unitárias.
Mescle movimentos ondulatórios com batidas sem esquecer de trabalhar braços, peito e deslocamentos para evitar que os passos fiquem presos ao quadril.
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