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Curitiba, PR, Brazil
Sou Bailarina, Professora e Coreógrafa de Danças Árabes, DRT: 23023 Contatos: (41)8515-6226 Email: leareis@live.com

domingo, 3 de abril de 2011

Cultura Oriental!
A cultura oriental é muito rica em danças e tradições. Por isso não basta apenas limitar-se à aprender o básico da Dança do Ventre, é preciso conhecer também as danças folclóricas que além de belas são ótimas fontes para pesquisa da tradição milenar destes povos e isto também auxlilia a bailarina a buscar novas formas de dança que irão enriquecer sua linguagem corporal e cultural.

A bailarina de dança do ventre deve conhecer os ritmos árabes, pois, através deste conhecimento ela aprenderá a improvisar sem perder o ritmo e a contagem da música. Mesmo que nunca tenha ouvido uma música, a bailarina conseguirá reconhecer o ritmo, sabendo qual é o seu estilo e quais são os melhores movimentos para dançá-la. Os ritmos da música árabe podem descrever sua região de origem e o tipo de dança utilizada.



Conheça alguns ritmos árabes

Balady: significa “minha terra ou “meu país”. É um ritmo 4/4 bastante comum. Possui variações bem rápidas e é tocado com múltiplos instrumentos. Dum-Dum- taka-tá- Dum taka-tá
Saaidi: ritmo 4/4, originário de El Saaid, no Alto Egito (era chamado de Raks Al Assaya). Utilizado para a dança da bengala ou bastão. Dum -tá-takaDum-Dum-taka-tá
Soudi: ritmo utilizado para o khaleege. Dum--Dum--tá-/ Dum--Dum--tá-/ Dum Maqsoum: ritmo 4/4 amplamente utilizado no Egito. Possui duas variações, uma lenta e uma rápida. Significa “cortado ao meio”. DUM Tá-Tá DUM- Tá Fallahi: os fallahin são fazendeiros egípcios que utilizam este ritmo 2/4 em suas celebrações. É tocado, geralmente, duas vezes mais rápido que o maqsoum. Dum-takataka-tá, Dum takataka
Ayyub: ritmo 2/4 simples e rápido. Usado para acelerar uma performance. Se encaixa bem com outros ritmos. Dum--Dum- tá-/Dum--Dum- tá-/Dum
Masmoudi: ritmo 8/4 egípcio. O masmoudi kebir é também chamado “masmoudi de guerra”, devido a sua cadência agressiva. Dum- Dum- Dum-takataka-Dum-taka-taka
Chiftitelli: ritmo 8/4, que é executado lentamente (comparando-o ao Balady). Originou-se provavelmente na Grécia ou na Turquia. Além de utilizado na Raks el Charky, também é utilizado na Turquia como dança de casais. Dum-katá-katá-Dum-taka-tá
Elzaffa: ritmo 4/4 egípcio, utilizado em cerimônias de casamento. Dançarinos e músicos acompanham os noivos em sua chegada e sua saída. Karachi: ritmo 2/4, rápido, utilizado bastante no Egito e no norte da África. Ta-taka-taka-tá, Ta-taka-taka-tá Malfuf: ritmo 2/4 egípcio bastante utilizado na Raks Charky, sobretudo, para entrar ou sair do palco. Dum-katá -katá-/Dum-katá -katá-/Dum
Samaai: bastante utilizado na música egípcia. Possui uma seqüência de três partes. Compõe um ritmo 10/8. Dum-taka-taka-tá, taka-Dum,Dum-tá
Zaar: ritmo 2/4. A dança egípcia zaar é realizada para afastar maus espíritos.
Taqsim: é uma improvisação que não possui ritmo ou estrutura definida.
Wahda wo noz Wahda: é um (1) em árabe. Este ritmo pode ser utilizado para fazer transições entre outros ritmos ou então no início de solos de derbake propiciando uma introdução lenta e envolvente. Dum--katá--katá--Dum-Dum-tá
Foto:2007 Noiva Sul